“Em meio à um casamento em crise, ou, em qualquer outra circunstância dolorosa, você poderá encontrar conforto e esperança nas páginas de #Perfeitoamor – o novo livro da Pastora Iara Diniz”
Lançamento do livro #PerfeitoAmor em São Paulo:
—-
Igreja Batista do Povo @batistadopovo
Próximo domingo, 24/11 – às 8h, 10:30h, 17h e 19h
——
Você pode adquirir o livro pela loja virtual. Acesse:
lojaedificandoumnovolar.com.br
——-
Oferta Especial: FRETE GRÁTIS para todo o Brasil!
Acesse nossa loja e utilize o cupom FRETE
——-
Entre experiências pessoais e verdades bíblicas, a Pastora Iara Diniz faz uma construção a cerca do amor de Deus revelado nos nomes de Jesus. #Perfeito Amor” é o título do seu novo livro.
O casal Anna Caroline e Rogério Cutane tem desenvolvido um trabalho com as famílias em Moçambique, tendo por base o livro Edificando Um Novo Lar. Veja abaixo a carta que o casal nos enviou.
“Amados Pr. Ciro e Iara
Eu estava a escrever uma outra carta, aonde eu citava um pouco da jornada que é o ensino visando edificar os lares moçambicanos, sobretudo os lares que ainda estão para se formar (no nosso caso ministramos para noivos), quando pelo Espírito, pareceu-nos importante fazê-los saber qual o impacto que a vossa obra literária “Edificando Um Novo Lar” teve e tem impactado vidas deste lado do continente.
Primeiro deixa-nos apresentamos: nós, Anna Caroline e Rogério Cutane, estamos caminhando para nossos 10 anos de casamento. Temos um filho de 3 anos, chamado Davi, que chegou quase 5 anos depois de nossa união. No contexto moçambicano houve muita pressão, pois infelizmente há ainda muitas famílias polígamas e “dar filhos” é quase uma obrigação, ou melhor, o que se espera de uma esposa. Nós tivemos a oportunidade de nos conhecer em 2007 quando a Carol veio como missionária pela sua igreja local (Ministério Fé Para Todos, Pastor Walmir Cohen) e o Rogério foi enviado para a mesma província a trabalho pelo Ministério da Saúde. Apesar de termos sentido algo um pelo outro, decidimos que esperássemos em Deus uma direcção, assim sendo, a Carol voltou ao Brasil e ficamos por quase 2 anos nos conhecendo pela internet até que decidimos que iríamos nos casar. Engraçado e importante citar que, desde o nosso primeiro e único encontro na época em que estivemos juntos, tivemos um conversa e descobrimos alí que tinhamos propósitos em comum: Trabalhar com famílias.
A nossa história ministerial e a vossa em Moçambique também começam juntas. Na época, a Igreja Baptista Renovada em Maputo (nossa antiga congregação), iria adotar a metodologia da formação “Casados Para a Sempre”, porém nunca tínhamos acesso ao material, por não ter chegado aqui em Moçambique e as pessoas que tinham uma única apostila contáva-se nos dedos e não estavam muito “propícias”em compartilhar o material. Algumas semanas depois, um casal de vossa congregação, Fernanda e Aroldo, estiveram aqui por um tempo a congregar conosco quando estiveram a trabalho e na oportunidade ela trouxe 3 exemplares de um livro que ao que nos parece tinham acabado de lançar: Edificando Um Novo Lar. E assim, iniciaram as bases do nosso ensino e ficou decidido pela liderança que essa seria a literatura aprovada para o ensino.
Talvez vocês ainda não percebam a nossa alegria e nem o impacto que vocês causaram ao decidir emprestar as vossas vidas para Deus vos usar. Sabe, éramos apenas 3 casais (na época só haviam 5 famílias tradicionais constituídas na igreja) e o desafio era enorme, pois nem nós, tínhamos base nenhuma para a tarefa que Deus a nós havia confiado. O Vosso livro edificou primeiramente ao nosso lar e depois começamos o trabalho em outros casais. Hoje somos muitos, nem dá para contar. Por causa do ensino e sabedoria de Deus contida nas escrituras e no livros, podemos ao longo dos anos conciliar famílias que já estavam para se divorciar, ajudar noras e sogras a andarem juntas em amor, a levar homens a tomar liderança e a entender o seu papel como sacerdote e provedor no lar e a ensinar os casais em como ter uma vida sexual, espiritual e financeira saudável. Nós que facilitamos esses encontros, somos gratos a Deus por vossas vidas e reconhecemos que estamos numa posição privilegiada, pois a medida que ensinamos, aprendemos. Temos todos esses anos paz e harmonia por aplicar os ensinamentos em nossas próprias vidas.
No que concerne a cultura moçambicana X o conteúdo ministrado no livro:
1 – Lobolo ( pagamento simbólico de dote para casamento com um mulher. Por vezes há um cerimônia de invocação de espíritos, aonde apresentam a noiva aos espíritos familiares do noivo de maneira que eles reconheçam que agora ela faz parte da família ). Uma vez que ensinamos sobre o propósito do casamento e sobre Heranças na lição 1, podemos ver a desistência dessa prática nos rituais cerimoniais em 98% dos casais de noivos em que ministramos. Eles tomam a consciência e aprendem a dizer não aos pais e avós que neste período tem muita influência e mantém muita pressão aos noivos por causa das tradições. Outro aspecto a ponderar é que para as famílias esta cerimônia é considerada Casamento e o casal de noivos, ainda que não estejam de papel assinado, podem ir morar juntos e oficializar o casamento com a relação sexual e com as aulas esses casais decidem além de não decidirem por não fazer o Lobolo também decidem se guardarem e casar no civil e na igreja e não pelo casamento tradicional.
2 – Resolução de Conflitos ( Uma vez que em Moçambique para que haja casamento a família do noivo, representada pelo o seu tio mais velho, precisa se aproximar da família da noiva para que haja uma “apresentação” e selar o acordo, o Lobolo e o Xiguiane (explico depois), é normal também, que, em caso de conflito, o casal volte a chamar os padrinhos ou os pais, os tios, para resolver ou mediar uma situação entre o casal após o casamento). Nas aulas ensinamos duas aulas que são divisores de águas e tem impactado com poder esses lares que é a aula sobre Perdão, aonde nós ensinamos na prática os 4 passos do Perdão ( isso mesmo, eles fazem teatro rs, tem que fixar, renovar a mente e descobrimos que com eles funcionam com a repetição igual na época da escolinha ) e a lição sobre Conflitos. Temos vistos que só nos últimos casos muito graves, que envolvem agressões, infelizmente, os casais tem chamado mediadores, e por alguma razão tem sido a nós, que para eles devido a proximidade das aulas, acabamos meios que conselheiros por parte destes casais. Ficamos felizes, em parte, pois sabemos que algumas famílias vão aos curandeiros em busca de solução e culpam o mundo espiritual enquanto no final das contas é a dureza de coração que não os fazem a gerir de maneira inteligente, amorosa e ponderada os seus conflitos, ferramentas essa que tem os ajudado e trazido liberdade nos lares.
3 – Apresentação dos filhos quando nascem e o “Chá da Lua – Connosco não foi diferente: “não há um Cutane que nasce nesta casa que não recebe um nome tradicional e toma Chá da Lua” – Disse uma anciã da família Cutane. Assim como aconteceu connosco, acontece diariamente com várias crianças que nascem em Moçambique. Sobre a apresentação e o nome tradicional podemos dizer que cada criança recebe o nome de um espírito familiar que já morreu, mas que vai lhe proteger, o nome do seu chará. Nesta apresentação é normal que o curandeiro também façam corte como o número 11 para fechar o corpo da criança assim como lhe dão o Cha de Lua para que ela não adoeça. Agora pensa comigo: Deus apresenta Jesus a uma moça, a um rapaz. Eles se convertem. Andam com Jesus. Deus limpa, cura, liberta. Eles se conhecem, casam e tem filhos. Através das crianças por causa da falta de instrução, Satanás, outrora tirado da vida desse casal, tenta aprisionar novamente a próxima geração, através dos filhos destes casais que por achar que é “parte da cultura”permitem ceder a essas práticas. Nós temos ensinado e visto frutos quando ensinamos sobre Liderança e Submissão, quando ensinamos que agora quem comanda o lar é o homem e os seus pais, em amor, devem ser trazidos a essa realidade e que para isso requer-se posicionamento. Deus tem feito maravilhas e assim como o Davi foi o primeiro Cutane a nascer livre desta escravidão que o aguardava por nascer em uma família moçambicana, Deus tem feito destas crianças livres que temos vistos em outras famílias um diferencial para a glória de Deus. Em comparação as crianças que foram consagradas aos espíritos e as que nasceram livres e foram apenas consagradas ao Senhor, verificamos que, as crianças em Deus são maiores em estatura, inteligência e saúde. Foi muito dificil para nós sermos os primeiros a dizer não, mas todos os nascidos após os Davi nunca mais foram submetidos a essas práticas.
Enfim queridos, a tanto a dizer, mas como dizem por aqui “Kanimambo” ( obrigado), estamos gratos por Deus ter vos permitidos escrever e que esta literatura ter chegado em nossas mãos.
Apenas gostaríamos que soubessem o que apenas 3 unidades de livros esta a impactar há quase 10 anos.
Deus vos abenções
Família Cutane”
A Segunda Igreja Batista em Palmas ministra o Curso de Noivos Enlace, em parceria com o Ministério Edificando Um Novo Lar.Confira abaixo como tem sido realizado esse trabalho.
1. Por que implantar o curso de noivos na Segunda Igreja Batista em Palmas?
O curso de noivos da SIBAPA, chama-se ENLACE. Foi implantado no ano de 2009. Utilizávamos um material próprio produzido pelos professores. Cada casal tem um tema, no qual tem alguma especialidade ou facilidade em ministrar.
2. Por qual motivo escolheu o Ministério Edificando Um Novo Lar como referência?
Antes confeccionávamos a cada turma uma apostila, personalizada e diagramada por nosso Ministério de Comunicação, mas precisávamos de algo mais prático. Então, nosso pastor Walmir Andrade participou de um evento em Belo Horizonte e teve contato com o material do ministério “Edificando um Novo Lar”, adquiriu alguns livros e nos apresentou. Há dois anos resolvemos utilizar o livro como base e oferecer aos noivos participantes, já que percebemos que muitos dos temas e referências bibliográficas do livro, fazia parte de nossa apostila. Assim fizemos algumas adaptações dos temas comuns e já oferecidos. Nosso curso, ainda continua contemplando outros temas que não existe no livro, como: os aspectos legais do casamento; dicas sobre cerimonial; a importância dos exames pré-nupciais e higiene pessoal; a chegada dos filhos, onde também trata sobre a criação; meu lar, meu primeiro ministério e não sou filho da minha esposa.
3. Qual a sua opinião a respeito do livro Edificando Um Novo Lar?
Trata-se de um livro bem objetivo e dinâmico. Mais condizente com a realidade dos casais brasileiros, uma vez que a maioria dos livros sobre esses temas são de autores internacionais. O livro de fato traz conteúdo para a edificação dos novos lares. Estamos satisfeitos com a adoção dele para o ENLACE.
As inscrições para o Curso de Noivos Enlace pode ser feita CLICANDO AQUI
Neste Dia Internacional da Mulher abençoamos a todas vocês, desejando que sejam felizes não apenas hoje, mas em todos os dias de sua vida. Que haja da parte de todos os seus familiares, amigos, colegas e todas as demais pessoas o reconhecimento de seu valor que excede o de finas joias. Jesus as abençoe ricamente!
Eu, porém, olharei para o SENHOR e esperarei no Deus da minha salvação; o meu Deus me ouvirá (Miquéias 7:7). Ao amanhecer um novo dia é normal colocarmos diante de Deus nossos anseios, dúvidas, temores… Pode haver desafios, situações complicadas, expectativas difíceis de serem correspondidas que podem fazer nosso coração bater mais forte.
Enfim, cada dia tem as suas peculiaridades.
Mas o melhor de tudo e que promove paz e tranquilidade é saber que podemos apresentar tudo ao Senhor e esperar!
Afinal de contas n’Ele podemos confiar!
Temos a convicção de que Ele sempre ouve nossas orações e nos faz ter esperança a ponto de termos perspectivas de dias melhores.
O Senhor nunca debochará de nós ou dirá que somos imaturos ou outra coisa qualquer que nos faça sentir desamparados.
Ele terá sempre uma resposta: sim, não ou espere.
Mas ela virá através da Sua voz mansa e sincera acompanhada do doce afagar do Espírito Santo com o objetivo de aquietar nossa alma.
Precisamos manter os nossos olhos fitos e fixos no Senhor. Sabemos que Ele é Fiel, está sempre ao nosso lado, nunca nos deixa sem resposta e jamais nos deixará sozinhos.
Através da Sua Palavra Deus tem nos ensinado que podemos esperar com confiança e convicção de que verdadeiramente seremos atendidos.
Porque sei em quem tenho crido e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele Dia (1 Timóteo 1:12).
Texto: @ciro.depaula
—————————-