Ministério Edificando Um Novo Lar em Moçambique

porEdificando Um Novo Lar

Ministério Edificando Um Novo Lar em Moçambique

O casal Anna Caroline e Rogério Cutane tem desenvolvido um trabalho com as famílias em Moçambique, tendo por base o livro Edificando Um Novo Lar. Veja abaixo a carta que o casal nos enviou.

“Amados Pr. Ciro e Iara

Eu estava a escrever uma outra carta, aonde eu citava um pouco da jornada que é o ensino visando edificar os lares moçambicanos, sobretudo os lares que ainda estão para se formar (no nosso caso ministramos para noivos), quando pelo Espírito, pareceu-nos importante fazê-los saber qual o impacto que a vossa obra literária “Edificando Um Novo Lar” teve e tem impactado vidas deste lado do continente.

Primeiro deixa-nos apresentamos: nós, Anna Caroline e Rogério Cutane, estamos caminhando para nossos 10 anos de casamento. Temos um filho de 3 anos, chamado Davi, que chegou quase 5 anos depois de nossa união. No contexto moçambicano houve muita pressão, pois infelizmente há ainda muitas famílias polígamas e “dar filhos” é quase uma obrigação, ou melhor, o que se espera de uma esposa. Nós tivemos a oportunidade de nos conhecer em 2007 quando a Carol veio como missionária pela sua igreja local (Ministério Fé Para Todos, Pastor Walmir Cohen) e o Rogério foi enviado para a mesma província a trabalho pelo Ministério da Saúde. Apesar de termos sentido algo um pelo outro, decidimos que esperássemos em Deus uma direcção, assim sendo, a Carol voltou ao Brasil e ficamos por quase 2 anos nos conhecendo pela internet até que decidimos que iríamos nos casar. Engraçado e importante citar que, desde o nosso primeiro e único encontro na época em que estivemos juntos, tivemos um conversa e descobrimos alí que tinhamos propósitos em comum: Trabalhar com famílias.

A nossa história ministerial e a vossa em Moçambique também começam juntas. Na época, a Igreja Baptista Renovada em Maputo (nossa antiga congregação), iria adotar a metodologia da formação “Casados Para a Sempre”, porém nunca tínhamos acesso ao material, por não ter chegado aqui em Moçambique e as pessoas que tinham uma única apostila contáva-se nos dedos e não estavam muito “propícias”em compartilhar o material. Algumas semanas depois, um casal de vossa congregação, Fernanda e Aroldo, estiveram aqui por um tempo a congregar conosco quando estiveram a trabalho e na oportunidade ela trouxe 3 exemplares de um livro que ao que nos parece tinham acabado de lançar: Edificando Um Novo Lar. E assim, iniciaram as bases do nosso ensino e ficou decidido pela liderança que essa seria a literatura aprovada para o ensino.

Talvez vocês ainda não percebam a nossa alegria e nem o impacto que vocês causaram ao decidir emprestar as vossas vidas para Deus vos usar. Sabe, éramos apenas 3 casais (na época só haviam 5 famílias tradicionais constituídas na igreja) e o desafio era enorme, pois nem nós, tínhamos base nenhuma para a tarefa que Deus a nós havia confiado. O Vosso livro edificou primeiramente ao nosso lar e depois começamos o trabalho em outros casais. Hoje somos muitos, nem dá para contar. Por causa do ensino e sabedoria de Deus contida nas escrituras e no livros, podemos ao longo dos anos conciliar famílias que já estavam para se divorciar, ajudar noras e sogras a andarem juntas em amor, a levar homens a tomar liderança e a entender o seu papel como sacerdote e provedor no lar e a ensinar os casais em como ter uma vida sexual, espiritual e financeira saudável. Nós que facilitamos esses encontros, somos gratos a Deus por vossas vidas e reconhecemos que estamos numa posição privilegiada, pois a medida que ensinamos, aprendemos. Temos todos esses anos paz e harmonia por aplicar os ensinamentos em nossas próprias vidas.

No que concerne a cultura moçambicana X o conteúdo ministrado no livro:

1 – Lobolo ( pagamento simbólico de dote para casamento com um mulher. Por vezes há um cerimônia de invocação de espíritos, aonde apresentam a noiva aos espíritos familiares do noivo de maneira que eles reconheçam que agora ela faz parte da família ). Uma vez que ensinamos sobre o propósito do casamento e sobre Heranças na lição 1, podemos ver a desistência dessa prática nos rituais cerimoniais em 98% dos casais de noivos em que ministramos. Eles tomam a consciência e aprendem a dizer não aos pais e avós que neste período tem muita influência e mantém muita pressão aos noivos por causa das tradições. Outro aspecto a ponderar é que para as famílias esta cerimônia é considerada Casamento e o casal de noivos, ainda que não estejam de papel assinado, podem ir morar juntos e oficializar o casamento com a relação sexual e com as aulas esses casais decidem além de não decidirem por não fazer o Lobolo também decidem se guardarem e casar no civil e na igreja e não pelo casamento tradicional.

2 – Resolução de Conflitos ( Uma vez que em Moçambique para que haja casamento a família do noivo, representada pelo o seu tio mais velho, precisa se aproximar da família da noiva para que haja uma “apresentação” e selar o acordo, o Lobolo e o Xiguiane (explico depois), é normal também, que, em caso de conflito, o casal volte a chamar os padrinhos ou os pais, os tios, para resolver ou mediar uma situação entre o casal após o casamento). Nas aulas ensinamos duas aulas que são divisores de águas e tem impactado com poder esses lares que é a aula sobre Perdão, aonde nós ensinamos na prática os 4 passos do Perdão ( isso mesmo, eles fazem teatro rs, tem que fixar, renovar a mente e descobrimos que com eles funcionam com a repetição igual na época da escolinha ) e a lição sobre Conflitos. Temos vistos que só nos últimos casos muito graves, que envolvem agressões, infelizmente, os casais tem chamado mediadores, e por alguma razão tem sido a nós, que para eles devido a proximidade das aulas, acabamos meios que conselheiros por parte destes casais. Ficamos felizes, em parte, pois sabemos que algumas famílias vão aos curandeiros em busca de solução e culpam o mundo espiritual enquanto no final das contas é a dureza de coração que não os fazem a gerir de maneira inteligente, amorosa e ponderada os seus conflitos, ferramentas essa que tem os ajudado e trazido liberdade nos lares.

3 – Apresentação dos filhos quando nascem e o “Chá da Lua – Connosco não foi diferente: “não há um Cutane que nasce nesta casa que não recebe um nome tradicional e toma Chá da Lua” – Disse uma anciã da família Cutane. Assim como aconteceu connosco, acontece diariamente com várias crianças que nascem em Moçambique. Sobre a apresentação e o nome tradicional podemos dizer que cada criança recebe o nome de um espírito familiar que já morreu, mas que vai lhe proteger, o nome do seu chará. Nesta apresentação é normal que o curandeiro também façam corte como o número 11 para fechar o corpo da criança assim como lhe dão o Cha de Lua para que ela não adoeça. Agora pensa comigo: Deus apresenta Jesus a uma moça, a um rapaz. Eles se convertem. Andam com Jesus. Deus limpa, cura, liberta. Eles se conhecem, casam e tem filhos. Através das crianças por causa da falta de instrução, Satanás, outrora tirado da vida desse casal, tenta aprisionar novamente a próxima geração, através dos filhos destes casais que por achar que é “parte da cultura”permitem ceder a essas práticas. Nós temos ensinado e visto frutos quando ensinamos sobre Liderança e Submissão, quando ensinamos que agora quem comanda o lar é o homem e os seus pais, em amor, devem ser trazidos a essa realidade e que para isso requer-se posicionamento. Deus tem feito maravilhas e assim como o Davi foi o primeiro Cutane a nascer livre desta escravidão que o aguardava por nascer em uma família moçambicana, Deus tem feito destas crianças livres que temos vistos em outras famílias um diferencial para a glória de Deus. Em comparação as crianças que foram consagradas aos espíritos e as que nasceram livres e foram apenas consagradas ao Senhor, verificamos que, as crianças em Deus são maiores em estatura, inteligência e saúde. Foi muito dificil para nós sermos os primeiros a dizer não, mas todos os nascidos após os Davi nunca mais foram submetidos a essas práticas.

Enfim queridos, a tanto a dizer, mas como dizem por aqui “Kanimambo” ( obrigado), estamos gratos por Deus ter vos permitidos escrever e que esta literatura ter chegado em nossas mãos.

Apenas gostaríamos que soubessem o que apenas 3 unidades de livros esta a impactar há quase 10 anos.

Deus vos abenções

Família Cutane”

Share:

Sobre o Autor

Edificando Um Novo Lar administrator

O Edificando Um Novo Lar é um ministério interdenominacional que atua nesta área há mais de 30 anos e tem como proposta oferecer um conteúdo fundamentado na Palavra de modo que vidas sejam restauradas, edificadas e assim preparadas para edificarem novos lares segundo o propósito de Deus.

Deixe uma resposta