PIB de Curitiba implanta o Curso de Noivos do Ministério Edificando Um Novo Lar

porEdificando Um Novo Lar

PIB de Curitiba implanta o Curso de Noivos do Ministério Edificando Um Novo Lar

Pr. Manfred Schwalb, da PIB de Curitiba, esteve em Belo Horizonte conversando com a Pra. Iara Diniz e recebeu toda a visão do Ministério Edificando Um Novo Lar. Esteve também na Casa Pastoral onde recebeu da parte dos obreiros e pastores do ENL todas as orientações necessárias para a implantação do Curso de Noivos. A partir de então iniciou as ministrações em sua igreja e tem sido um grande êxito.

Pr. Manfred, juntamente com seu companheiro de ministério Valdenir, vieram a Belo Horizonte em outra oportunidade para participarem da Aula dos Pais, pois, se tratava de algo novo no contexto de um Curso de Noivos.

Abaixo o Pr. Manfred compartilha um pouco do que achou do Ministério Edificando Um Novo Lar e os motivos que o levaram a adotar o curso do mesmo em sua igreja.

Por que implantar o Curso de Noivos na PIB de Curitiba?

O que mais me motivou em implantar o curso de noivos foi que ele é muito além de ser um curso. Há um acompanhamento sistemático dos noivos, e isso faz toda a diferença. Creio que a nossa vida é feita de encontros e caminhadas. O ministério Edificando um novo lar tem estes dois momentos. Criam-se laços para depois do dia do casamento, que com certeza numa crise serão muito importantes, pois os casais sabem a quem podem recorrer.

O que achou do livro Edificando Um Novo Lar?

Na minha visão um curso para os noivos deve trabalhar prioritariamente o momento que os noivos estão vivendo – a saída da família de origem. O livro atende muito bem este momento, alertando para a questão da herança familiar, da mudança do relacionamento noivos para casados, do novo relacionamento com pais/sogros, etc. O livro com os questionários tem o ensino básico do casamento bem completo.

Qual a sua opinião a respeito da proposta do ENL no tocante à estrutura de acompanhamento dos noivos?

Como já escrevi no primeiro item, acho perfeito, pois a estrutura permite criar relacionamentos além do curso. Pr. Paschoal sempre enfatiza que sempre devemos observar esta tríade: ensinar – amar – praticar .

A metodologia do ministério ENL atende estes três pontos. Existe o ensino, o momento da reflexão até que ponto eu abraço e ensino emocionalmente, ou rejeito por causa da dinâmica e prática na família de origem e que pode levar a uma prática bem saudável e amorosa.

Por isso, a ênfase e a conscientização que família é um sistema, onde cada um tem o seu papel definido e os relacionamentos devem ser baseados no ensino bíblico é muito importante.

Como foi sua experiência participando da aula do curso onde os pais estavam presentes?

Foi um encontro que marcou a minha vida e a do Valdenir, tanto que já realizamos aqui na PIB-Curitiba.

Como creio que praticamente todos os conflitos têm a sua origem na dinâmica da família de origem e nela aprendemos ou não com lidar com eles, este momento de passagem e de conscientização os pais que com o casamento a relação com os filhos muda completamente, é muito importante.

O encontro serve muito como preparativo para o momento na cerimônia do casamento em que os pais “ entregam ” os seus filhos diante do altar. O momento de oração comoveu todos os casais que apóiam o ministério.

Duas pessoas se converteram e uma noiva de consagrou novamente ao Senhor e houve muito choro. Outro ponto importante do encontro é o estudo sobre a ênfase na construção sólida, centrada em Cristo.

Share:

Sobre o Autor

Edificando Um Novo Lar administrator

O Edificando Um Novo Lar é um ministério interdenominacional que atua nesta área há mais de 30 anos e tem como proposta oferecer um conteúdo fundamentado na Palavra de modo que vidas sejam restauradas, edificadas e assim preparadas para edificarem novos lares segundo o propósito de Deus.

Deixe uma resposta