PIB de Curitiba implanta o Curso de Noivos do Ministério Edificando Um Novo Lar

  • 0

PIB de Curitiba implanta o Curso de Noivos do Ministério Edificando Um Novo Lar

Category : Publicações ENL

Pr. Manfred Schwalb, da PIB de Curitiba, esteve em Belo Horizonte conversando com a Pra. Iara Diniz e recebeu toda a visão do Ministério Edificando Um Novo Lar. Esteve também na Casa Pastoral onde recebeu da parte dos obreiros e pastores do ENL todas as orientações necessárias para a implantação do Curso de Noivos. A partir de então iniciou as ministrações em sua igreja e tem sido um grande êxito.

Pr. Manfred, juntamente com seu companheiro de ministério Valdenir, vieram a Belo Horizonte em outra oportunidade para participarem da Aula dos Pais, pois, se tratava de algo novo no contexto de um Curso de Noivos.

Abaixo o Pr. Manfred compartilha um pouco do que achou do Ministério Edificando Um Novo Lar e os motivos que o levaram a adotar o curso do mesmo em sua igreja.

Por que implantar o Curso de Noivos na PIB de Curitiba?

O que mais me motivou em implantar o curso de noivos foi que ele é muito além de ser um curso. Há um acompanhamento sistemático dos noivos, e isso faz toda a diferença. Creio que a nossa vida é feita de encontros e caminhadas. O ministério Edificando um novo lar tem estes dois momentos. Criam-se laços para depois do dia do casamento, que com certeza numa crise serão muito importantes, pois os casais sabem a quem podem recorrer.

O que achou do livro Edificando Um Novo Lar?

Na minha visão um curso para os noivos deve trabalhar prioritariamente o momento que os noivos estão vivendo – a saída da família de origem. O livro atende muito bem este momento, alertando para a questão da herança familiar, da mudança do relacionamento noivos para casados, do novo relacionamento com pais/sogros, etc. O livro com os questionários tem o ensino básico do casamento bem completo.

Qual a sua opinião a respeito da proposta do ENL no tocante à estrutura de acompanhamento dos noivos?

Como já escrevi no primeiro item, acho perfeito, pois a estrutura permite criar relacionamentos além do curso. Pr. Paschoal sempre enfatiza que sempre devemos observar esta tríade: ensinar – amar – praticar .

A metodologia do ministério ENL atende estes três pontos. Existe o ensino, o momento da reflexão até que ponto eu abraço e ensino emocionalmente, ou rejeito por causa da dinâmica e prática na família de origem e que pode levar a uma prática bem saudável e amorosa.

Por isso, a ênfase e a conscientização que família é um sistema, onde cada um tem o seu papel definido e os relacionamentos devem ser baseados no ensino bíblico é muito importante.

Como foi sua experiência participando da aula do curso onde os pais estavam presentes?

Foi um encontro que marcou a minha vida e a do Valdenir, tanto que já realizamos aqui na PIB-Curitiba.

Como creio que praticamente todos os conflitos têm a sua origem na dinâmica da família de origem e nela aprendemos ou não com lidar com eles, este momento de passagem e de conscientização os pais que com o casamento a relação com os filhos muda completamente, é muito importante.

O encontro serve muito como preparativo para o momento na cerimônia do casamento em que os pais “ entregam ” os seus filhos diante do altar. O momento de oração comoveu todos os casais que apóiam o ministério.

Duas pessoas se converteram e uma noiva de consagrou novamente ao Senhor e houve muito choro. Outro ponto importante do encontro é o estudo sobre a ênfase na construção sólida, centrada em Cristo.


About Author

Edificando Um Novo Lar

O Edificando Um Novo Lar atua nesta área há mais de 27 anos e tem como proposta oferecer um acompanhamento sistemático aos jovens e adultos em fase preparatória para a vida a dois.

Leave a Reply

Busca

Newsletter

Fique por dentro das novidades do Ministério Edificando Um Novo Lar! Inscreva seu e-mail e receba diariamente novidades, notícias, mensagens, etc!

Agenda

< 2017 >
Maio
DomSegTerQuaQuiSexSab
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031   

Reflexão do Dia

Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha (Mateus 7:24-25). O lar edificado na Rocha está seguro porque seus fundamentos são sólidos. Esta casa é constituída por um homem que reconhece e pratica suas responsabilidades contidas na Palavra na condição de marido. Entende a necessidade de amar sua esposa como Cristo amou a igreja. Busca satisfazer os desejos de seu coração, a acolhe, sustenta e lhe faz bem. Ele tem o entendimento de que, se não cumprir com as determinações contidas nas Sagradas Escrituras não lhe será possível ser bem sucedido. Por maior que seja seu sucesso na vida profissional, na sociedade e no ministério, se não estiver cumprindo com seu papel dentro de casa, não será um homem feliz. Este lar ainda tem uma mulher consciente de que Deus a colocou como auxiliadora idônea e como tal deve proceder. Honra e respeita o marido, lhe faz bem todos os dias e cuida para que sua casa esteja sempre organizada. Se ela não se posicionar como alguém que reconhece a posição de seu marido, sofrerá muitos reveses, pois terá a tendência de agir por conta própria, entrar em competição com ele e provocar situações de conflitos. Sabe-se que a família está sujeita a enfrentar a chuva, tempestades, ventos fortes que sopram tentando abalar sua estrutura. No entanto, apesar de todas as adversidades, ela permanecerá firme, equilibrada e não será abalada pelas intempéries, pois tem um homem e uma mulher prudentes e que edificaram sua casa em firmes fundamentos. Por ser firmado na Rocha este lar será sempre um local de adoração, um porto seguro, onde cada pessoa sentirá segurança. Nada abala a fé e convicção de que Deus está no controle. Os filhos aprendem com o bom exemplo de seus pais e crescem ampliando o conhecimento para também ajudarem na edificação de seu lar em Cristo. Mais tarde, quando se casarem seus lares serão igualmente firmados na Rocha porque aprenderam, desde a tenra idade... Continua:

Uma foto publicada por Ciro Eustáquio Lima de Paula (@ciro.depaula) em