Disciplina à luz da Palavra de Deus

Disciplina à luz da Palavra de Deus

Category : Publicações ENL

Aprenda mais sobre como disciplinar seus filhos com base na Palavra de Deus

O QUE OS FILHOS REPRESENTAM

1-    HERANÇA / GALARDÃO: Salmo 127:3 – Algo que alguém conquistou e nos presenteou
2-    FLECHAS: Salmo 127 – Não é um brinquedo, mas um instrumento de guerra. Instrumento de defesa e ataque. O “guerreiro” precisa ter habilidade para direcioná-la para o alvo (Cristo)
3-    BROTOS: Salmo 128 – Nossos filhos falam da nossa vida que há neles. Eles nos levaram pelo resto de suas vidas.
Baseados nesse entendimento os pais devem inculcar (frisar pela repetição) a palavra de Deus, os princípios bíblicos aos filhos. O modelo é um método de ensino poderoso. A criança se espelha, se modela a partir do que ela vê no adulto.
Provérbios 6:20 – Guarda o mandamento do pai e a instrução da mãe. O pai quem determina, estabelece as leis no lar juntamente com a mãe. (importante não estabelecer regras tolas, impossíveis de se cumprir). O pai revela a figura de Deus no lar. A mãe é quem faz valer a voz do pai no lar, quem disciplina. Disciplinar é mais que ensinar.  Ensinar é passar informação, disciplinar é formar caráter.

APLICAÇÃO DA VARA

“Vara da disciplina” – Hebraico sentido original da palavra vara: Significa galho de árvore
O objetivo da VARA é levar a criança ao arrependimento. È sempre bom usar com os filhos a expressão “vou te disciplinar” e nunca vou “te bater”.
Quando dizemos “NÃO”, ele sempre deve ser acompanhado de uma explicação coerente p a criança.
EX: NÃO porque amanhã você acorda cedo para ir a escola e precisa dormir bem.

QUANDO DEVO DISCIPLINAR?

Quando você já ensinou a criança anteriormente e ela ESCOLHEU transgredir o ensino (lei). Ela deve entender que será disciplinada não pelo “grau de estrago” que a desobediência causou, mas por causa da ESCOLHA pela desobediência.
A disciplina sempre deve levar a criança ao arrependimento, ao entendimento que ela pecou e precisa de perdão.
O diálogo precisa estar presente no processo da disciplina, e nunca a raiva, a ira. A desobediência leva a disciplina, a criança deve entender isso.

FORMÚLA PARA A CONSTRUÇÃO DO CARÁTER
AMOR + DISCIPLINA = BOM CARATÉR
A obediência deve ser imediata, completa e de coração, a criança deve ter um coração quebrantado.
A criança deve ser disciplinada com vara somente pelos educadores responsáveis diretos por ela ou seja, somente os pais tem autoridade para usarem a vara. O castigo pode ser usado por outras pessoas que lidam com a criança no dia a dia.

Por Pra Iara Diniz


About Author

Edificando Um Novo Lar

O Edificando Um Novo Lar atua nesta área há mais de 27 anos e tem como proposta oferecer um acompanhamento sistemático aos jovens e adultos em fase preparatória para a vida a dois.

Leave a Reply

Busca

Reflexão do Dia

"Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma?" (Mateus 16:26). Jesus disse que, por mais que o homem se esforce e até mesmo ganhe o mundo inteiro, de nada valerá seu esforço se vier a perder sua alma. Podemos fazer uma analogia deste versículo com a família. Existem pessoas que se matam de trabalhar quase que ininterruptamente: dia e noite, noite e dia, entra ano sai ano. Estão sempre ligadas, como se houvesse nelas um gerador que funciona 24 horas por dia. Não se sentem no direito de um tempo de descanso e relaxamento com a família. Férias então? “Nem pensar.” “É pura perda de tempo!”. O seu principal foco é sempre o trabalho. Alguns até dizem que seu nome é “trabalho” e o sobrenome “hora extra”. Não é bom que seja assim. Todo exagero é prejudicial. Foi Deus quem determinou ao homem trabalhar. E isso desde o Jardim do Éden. É preciso trabalhar, pois é através do suor do rosto que são gerados os recursos para o sustento familiar. No entanto, faz-se necessário que marido e esposa estejam atentos às necessidades mútuas bem como de seus filhos. Uma família que o marido sai cedo chega tarde e não tem condições de usufruir da companhia dos filhos até mesmo nos finais de semana crescerá manca. Há que se considerar também a esposa que se vira para dar conta dos afazeres do lar. Cuida das crianças e ainda resolve outras questões por causa da ausência do marido. E quando também a mulher se encontra nesta condição? Neste caso quem sofre são os avós, colocados por muitos como babás de seus netos. Maridos e esposas, tenham consciência da necessidade de viverem a vida comum do lar com discernimento. Procurem dar qualidade ao tempo livre. Chegar a casa de verdade, doar-se um ao outro, ouvir as crianças, brincar com elas, procurar saber do cônjuge como foi o dia são atitudes que facilitam e ajudam a manter uma família alegre, unida e feliz. Trabalhem, produzam, mas não se esqueçam da família. De nada adiantará todo o sucesso profissional mediante o fracasso na família. ------------------- Texto: @ciro.depaula -------------------- #EdificandoUmNovoLar #Family

Uma publicação compartilhada por Edificando Um Novo Lar (@edificandoumnovolar) em

Newsletter

Fique por dentro das novidades do Ministério Edificando Um Novo Lar! Inscreva seu e-mail e receba diariamente novidades, notícias, mensagens, etc!