Disciplina à luz da Palavra de Deus

porEdificando Um Novo Lar

Disciplina à luz da Palavra de Deus

Aprenda mais sobre como disciplinar seus filhos com base na Palavra de Deus

O QUE OS FILHOS REPRESENTAM

1-    HERANÇA / GALARDÃO: Salmo 127:3 – Algo que alguém conquistou e nos presenteou
2-    FLECHAS: Salmo 127 – Não é um brinquedo, mas um instrumento de guerra. Instrumento de defesa e ataque. O “guerreiro” precisa ter habilidade para direcioná-la para o alvo (Cristo)
3-    BROTOS: Salmo 128 – Nossos filhos falam da nossa vida que há neles. Eles nos levaram pelo resto de suas vidas.
Baseados nesse entendimento os pais devem inculcar (frisar pela repetição) a palavra de Deus, os princípios bíblicos aos filhos. O modelo é um método de ensino poderoso. A criança se espelha, se modela a partir do que ela vê no adulto.
Provérbios 6:20 – Guarda o mandamento do pai e a instrução da mãe. O pai quem determina, estabelece as leis no lar juntamente com a mãe. (importante não estabelecer regras tolas, impossíveis de se cumprir). O pai revela a figura de Deus no lar. A mãe é quem faz valer a voz do pai no lar, quem disciplina. Disciplinar é mais que ensinar.  Ensinar é passar informação, disciplinar é formar caráter.

APLICAÇÃO DA VARA

“Vara da disciplina” – Hebraico sentido original da palavra vara: Significa galho de árvore
O objetivo da VARA é levar a criança ao arrependimento. È sempre bom usar com os filhos a expressão “vou te disciplinar” e nunca vou “te bater”.
Quando dizemos “NÃO”, ele sempre deve ser acompanhado de uma explicação coerente p a criança.
EX: NÃO porque amanhã você acorda cedo para ir a escola e precisa dormir bem.

QUANDO DEVO DISCIPLINAR?

Quando você já ensinou a criança anteriormente e ela ESCOLHEU transgredir o ensino (lei). Ela deve entender que será disciplinada não pelo “grau de estrago” que a desobediência causou, mas por causa da ESCOLHA pela desobediência.
A disciplina sempre deve levar a criança ao arrependimento, ao entendimento que ela pecou e precisa de perdão.
O diálogo precisa estar presente no processo da disciplina, e nunca a raiva, a ira. A desobediência leva a disciplina, a criança deve entender isso.

FORMÚLA PARA A CONSTRUÇÃO DO CARÁTER
AMOR + DISCIPLINA = BOM CARATÉR
A obediência deve ser imediata, completa e de coração, a criança deve ter um coração quebrantado.
A criança deve ser disciplinada com vara somente pelos educadores responsáveis diretos por ela ou seja, somente os pais tem autoridade para usarem a vara. O castigo pode ser usado por outras pessoas que lidam com a criança no dia a dia.

Por Pra Iara Diniz

Share:

Sobre o Autor

Edificando Um Novo Lar administrator

O Edificando Um Novo Lar é um ministério interdenominacional que atua nesta área há mais de 30 anos e tem como proposta oferecer um conteúdo fundamentado na Palavra de modo que vidas sejam restauradas, edificadas e assim preparadas para edificarem novos lares segundo o propósito de Deus.

Deixe uma resposta