porEdificando Um Novo Lar

Como livrar seu filho do inferno

“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele”. Provérbios 22:6

Este texto de Provérbios nos traz uma visão de futuro em relação à criança. É preciso caminhar com ela hoje, apresentando-se como referencial, tendo em mente o adulto de amanhã.

Os pais são responsáveis pela criação dos filhos. Esta responsabilidade é espiritual, moral, emocional, social e física. A Bíblia diz que os filhos são herança do Senhor, o que nos faz entender que antes de nos pertencerem, eles pertencem primeiramente a Deus.

Deus é nosso modelo. Ele se apresenta como Pai muitas vezes para ilustrar seu cuidado, sua provisão, seu desejo de nos dar o melhor. Devemos, então, buscar na Sua Palavra o conhecimento, o entendimento e a sabedoria, para que seja desenvolvida e aperfeiçoada em nós a capacidade de sermos pais.

No entanto, quando o lar não é um ambiente firme na presença de Deus, as coisas ao redor podem influenciar de forma significativa no desenvolvimento de nossos filhos. Para tanto, descrevemos aqui alguns princípios bíblicos que podem nos ajudar enquanto pais na construção do caráter dos nossos filhos.

1)      Consagre seus filhos ao Senhor: consagrar significa dedicar ao serviço de Deus. É a atitude dos pais em devolver os filhos ao Senhor para que vivam para a Sua Glória. (1Sm 1:19-28/ Jz 13:5-24 / Lc 2:25-25)

2)      Ministrar a Palavra de Deus aos filhos: Os mais devem aproveitar os momentos de convívio com os filhos para ensinar-lhes a Bíblia. Em Dt 6:5-8, as Escrituras nos ensinam que devemos inculcar a Palavra de Deus na mente de nossos filhos.

3)      Fazer dos filhos, discípulos de Jesus: Os pais devem ter uma vida reta diante dos filhos, para que possam dizer como o apóstolo Paulo “sede meus imitadores, como eu sou de Cristo” (1Co 11:1). A vida dos pais deve motivar os filhos a viver o Evangelho.

4)      Instruir os filhos: Instruir é formar o caráter pelo treino e disciplina; preparar para competição; ensinar pela repetição; adestrar, habilitar. Instruir é mais do que ensinar. Prevenir é melhor do que lutar posteriormente em busca da cura.

5)      Disciplinar os filhos: Desconsidere em primeiro lugar toda e qualquer palavra que já tenha ouvido contra a disciplina. Estes falam sem o conhecimento da Palavra de Deus, que nos ensina que a disciplina é uma forma de amor e valorização à criança. Em decorrência da natureza humana, a criança por si só não consegue discernir o que é certo do que é errado. A disciplina entra para diferenciar isso na cabeça da criança. A disciplina vem gerar arrependimento do coração da criança por algo que ela fez de errado (Pv 12:1 e 29:15).

Se você quer livrar seu filho do inferno, apresente-lhe Deus. Faça-o ficar fascinado pelo Reino de Deus e suas promessas. Mostre a ele como é bom estar na Casa do Senhor e obedecer Seus mandamentos. Ensine-o o verdadeiro valor que têm, um valor imperecível e imensurável para Deus. Certamente assim, não serão tragados pelo mundo, tocados pelo inimigo e entregues ao inferno.

porEdificando Um Novo Lar

Desfrute do privilégio de ser mulher

Desfrute do privilégio de ser mulher

Uma tarde gloriosa marcou o sábado (12/03/11) de centenas de mulheres na Igreja Batista da Lagoinha. O ministério Mulheres em Ação, liderado pela Pra Ana Lúcia, realizou uma palestra em homenagem ao dia internacional da mulher, comemorado no dia 08 de março, para as mulheres receberem o renovo de Deus.

A Pra Iara Diniz, líder da Central Ministerial da Família e convidada a ministrar para as mulheres, falou sobre o tema “Desfrute do privilégio de ser mulher” à luz da Palavra de Deus. Segundo ela, para se desfrutar desta dádiva de Deus, é preciso ir contra dois grandes paradigmas que a sociedade criou acerca da mulher.

1)      Desvalorização: A mulher é muito valiosa para Deus (Gênesis 2:18 e Provérbios 31:10). A mulher é um presente especial de Deus para os homens. Ela precisa internalizar seu valor, resgatando sua identidade em Cristo para se valorizar.

2)      A mulher deve reassumir o papel do homem: A mulher tem um papel importante na sociedade e bem definido segundo Deus. Não devemos querer assumir o lugar do homem. Deus não compactua conosco quando não estamos na posição que Ele determinou. (1 Pedro 3:7)

Quando se entende o verdadeiro valor da mulher em Cristo e seu papel segundo os planos de Deus é possível assim desfrutar dos privilégios de ser uma mulher.

1)      Ser companheira: a mulher tem facilidade de se doar, manter amigos, cuidar das pessoas.

2)      Ter sensibilidade feminina: a mulher é sensível a dor do outro, é sensível ao Espírito Santo, é sentimental, é doce.

3)      Maternidade: quão maravilhoso é o privilégio se ter sido escolhida por Deus para gerar outro ser e quão gratificante é dar a luz a um filho. É um milagre de Deus que só a mulher tem o privilégio.

4)      Ser feminina: existem coisas que são particulares da mulher, usar uma bela roupa, se maquiar, ser delicada ao toque, presentear, se cuidar. (Provérbios 11:16)

5)      Ter um encontro amoroso com Jesus: como a mulher Samaritana que não tinha marido, era desvalorizada e teve um encontro especial com o Amado de nossas almas. (Joaõ 4)

6)      Tocar Jesus e receber virtudes Dele: como a mulher do fluxo de sangue, que sofreu por muitos anos e no meio de uma multidão que encostava em Jesus, somente ela, que tocou levemente a orla da veste de Jesus, recebeu virtude Dele, chamou sua atenção e foi curada. É preciso ser ousada para tocar em Jesus (Mateus 9:19-22)

7)      Aprender com Jesus: todas as mulheres que acompanharam Jesus aprenderam muito com Ele, em especial Maria, irmã de Marta, que escolheu a melhor parte e Jesus se dispôs a dar atenção a ela e ensinar as coisas de Deus.

8)      Servir a Jesus: Marta é muito criticada por alguns pregadores quando se fala sobre a ocasião em que ela murmurou por sua irmã não ajudá-la quando recebia Jesus em sua casa. No entanto, ainda que ela não tenha escolhido estar aos pés de Jesus, como mulher, ela se dispôs a servir Jesus. Ela cozinhou para Ele e seus discípulos. (Lucas 10: 28-32)

9)      Exercer várias funções: A mulher de Provérbios 31 é, sem duvida, o melhor exemplo de como a mulher pode exercer muitas funções com excelência. Isso é dom de Deus.

“Ser mulher é um privilégio e dádiva de Deus. Assim como Deus fez o homem com suas qualidades, Deus também criou as mulheres com muito amor e detalhes. Em toda a Escritura Sagrada podemos ver exemplos de mulheres que de forma especial, escolhidas por Deus, mudaram histórias, libertaram povos, cuidaram de enfermos, serviram ao Senhor. Diferente do que a sociedade quer determinar sobre a vida das mulheres, desvalorizando-as, manipulando-as, confundindo sua posição em casa, no trabalho e no mundo, Deus, o Soberano Criador, com suas próprias mãos e com o amor que só Ele tem, fez a mulher. Um ser especial, amado por Deus e que tem um papel importantíssimo na vida dos homens, sejam maridos, filhos, netos, amigos, vizinhos” – encerrou Pra Iara Diniz.

Pra Ana Lúcia agradeceu mais uma vez a presença da ministrante em nome do ministério e das mulheres presentes na palestra. “É maravilhoso como Deus usou a Pra Iara para trazer cura aos nossos corações nos fazendo entender quão grande é o privilégio de ser mulher”, disse.

 

porEdificando Um Novo Lar

Pra Iara Diniz vai mais longe na edificação das famílias

Quando lançou seu primeiro DVD, Sexualidade à Luz da Palavra, em 2009, não imaginava talvez que teria tanta repercussão assim, haja vista que o tema em foco – sexo – costuma não ser tratado tão ampla e abertamente assim quanto se pensa, seja no contexto das próprias famílias ou dentro da igreja. Seria isso por conta dos temores e tabus nutridos, cuja base parece ser a desinformação ou o quase que o total desconhecimento do assunto? Ou pela falsa ideologia apregoada, por incrível que pareça por muitos, de que sexo é sempre sinônimo pecado e perversão? O que não é necessariamente verídico se observadas as condições e os princípios estabelecidos pelo prumo da Bíblia, a Palavra de Deus, que estabelece que o prazer a dois é possível, melhor e mais seguro se desfrutado no contexto do casamento.

E seja por sua educação, convicções, maturidade e experiência, bem como por sua formação e instrução na fé, já que é psicóloga, pastora e conferencista, quando se trata desse e de inúmeros temas ligados ao relacionamento a dois ou outros temas, com Iara Diniz de Paula não há rodeios e meio termo. Graças à sua franqueza e transparência, para não dizer ousadia e coragem, de transitar na sinuosa estrada que muitas vezes envolve a família é que ela tem ido tão longe e conquistado um público cada vez maior.

Prova disso é a repercussão não só desse seu primeiro DVD (Sexualidade à Luz da Palavra), como ainda de outros, como Da Fortaleza Aos Montes (2009), A Maior Necessidade da Mulher, Tornando o Lar Um Local de Adoração, Meu Filho Vai Se Casar E Agora?, Duas Vidas Duas Histórias Um Propósito, Casamento Uma Tríplice Aliança, além de outros com abordagem em outros focos tão relevantes quanto, como A Travessia Para Uma Vida Vitoriosa e A Igreja da Crise Ou a Crise da Igreja. Esses últimos lançamentos recentes.

Sobre essa iniciativa, ela diz: “Ocorreu a partir de um momento que entendo como uma demanda e uma estratégia de Deus. O livro contém uma mensagem que aos poucos, só com o decorrer da leitura, a pessoa consegue apreender. Já com o DVD, elas são tocadas e impactadas quase que de imediato e elas têm a vontade de dar esse retorno.” E dão. Iara aponta satisfeita: “As pessoas têm me dito: ‘A minha vida mudou’. Sem contar que pelo DVD há como que uma cumplicidade. As pessoas também me dizem quando me veem pessoalmente: ‘Olha, você não me conhece muito, mas me sinto sua amiga, íntima de você.’ Esse impacto cria essa mudança, essa transformação de vida”.

A resposta de tão grande repercussão de cada um dos DVD´s da Iara parece estar não apenas na mensagem que ela veicula e como a mesma é tratada, tão pertinente para os dias atuais, mas também por conta de uma jornada que pavilhou essa estrada, que é a própria lida da Iara e seu esposo, Pr. Ciro Eustáquio, com as famílias ao longo de mais de 20 anos. O marco e a arrancada para a grande guinada do ministério e  da vida de ambos com o que fazem parece ter sido justamente a obra, escrita a duas mãos por eles, intitulada Edificando Um Novo Lar, escrita no ano 2000 e ainda hoje publicada. Desde 1987, Ciro e Iara estão juntos nessa tarefa de, de fato e em verdade, edificarem novos lares. Melhor dizendo, sendo instrumento para isso na vida de tantos. Foi a partir da própria obra de ambos que surgiu o ministério que hoje lideram na Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte, e que leva o mesmo nome. Após a publicação de o Edificando Um Novo Lar (pela Êxodo Editora), Iara lançou outros títulos como A Plenitude da Mulher Cristã (também pela Êxodo, em 2000) e Ativismo Religioso (em 2009, independente).

Outra prova da repercussão dos trabalhos de Iara é a própria aceitação deles no mercado cristão (e fora dele inclusive), haja vista que durante o fechamento dessa edição do Atos Hoje ela e o marido estiveram presentes em mais uma edição do maior evento de produtos cristãos da América Latina, incluído no calendário oficial de eventos da cidade e do Estado de São Paulo: a Expo-Cristã.
A palavra final de Iara e que encerra a presente matéria não poderia ser outra se não de gratidão. Ela assim afirma: “Agradeço a todos pela confiança que têm depositado em mim e na mensagem que tem sido anunciada”. E finaliza numa referência ao seu ministério e ao seu propósito de vida: “Desejamos a todos que amem e busquem ao Senhor acima de tudo. Busquem se preparar como Noiva do Senhor, Igreja amada, para que ela esteja santificada e pronta para o Noivo do Cordeiro, Jesus. É isso que eu, meu esposo e meus filhos temos feito ao longo desses mais de 20 anos e por toda a nossa vida.”

Temas dos DVD’s
Família em foco:
Sexualidade à Luz da Palavra, Da Fortaleza Aos Montes, A Maior Necessidade da Mulher, Tornando o Lar Um Local de Adoração, Meu Filho Vai Se Casar E Agora?, Duas Vidas, Duas Histórias, Um Propósito; Casamento, Uma Tríplice Aliança, A Travessia Para Uma Vida Vitoriosa e A Igreja da Crise Ou a Crise da Igreja.

Os DVD’s da Pra. Iara Diniz estão à venda na Loja Edificando Um Novo Lar. Informações também pelo telefone: (31) 8402-1580 – Pr. Ciro Eustáquio.

Por Marcelo Ferreira